A SIMDOURO tem em curso duas empreitadas para a reabilitação de quatro ETAR Compactas de Cinfães, mais concretamente a ETAR de Fornelos, de Casal, de Santiago de Piães e da Zona Alta de Souselo com o objetivo de melhorar o seu funcionamento.
O valor global deste investimento ronda os 775.000 EUR, prevendo-se que estas empreitadas estejam concluídas em meados em 2023.
A SIMDOURO vai estar presente no roadshow do "Movimento S" no Parque 25 de Abril, em Matosinhos, no próximo sábado, dia 23 de julho, com a realização de jogos pedagógicos.
O evento tem como principal objetivo promover estilos de vida saudáveis e contará com a realização de atividades lúdicas, rastreios auditivos e visuais, showcooking com chefs de cozinha e um concerto dirigido às crianças.
As empresas SIMDOURO e Águas do Douro e Paiva (AdDP) retomaram a prática da realização de colónias de férias para os filhos dos colaboradores, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade.
Neste sentido, foram desenvolvidas diversas atividades no Centro de Educação Ambiental da AdDP, durante os dias 4 a 8 de julho, tais como, teatro de marionetas, danças hip-hop, ergocoaching para crianças, jogos, oficinas criativas e pedagógicas sobre variados temas como as artes, ambiente, ciência, culinária sustentável, saúde.
A auditoria da APCER que decorreu ao longo de 12 dias e envolveu 5 auditores externos, terminou com renovação das certificações e realçou desempenho de excelência da SIMDOURO e da AdDP (empresa com a qual tem serviços partilhados).
Foram auditados os sistemas de gestão de Qualidade, Ambiente, Segurança, Energia, Ativos, Responsabilidade Social e Conciliação, e registado para as duas empresas 1 não conformidade menor e 8 oportunidades de melhoria.
A RTP3 exibiu, no passado domingo, dia 12, o programa TECH3 que contou com a participação da SIMDOURO, no âmbito da parceria com o projeto FEUP PRIME.
TECH3 é um programa que aborda temas como a criatividade, inovação, tecnologia e conhecimento.
A SIMDOURO subscreveu hoje, dia 7 de junho, a Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas nos Serviços de Águas, da APDA. Na cerimónia que decorreu no Pavilhão da Água, no Porto, Filipe Araújo, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto e Presidente do Conselho de Administração da Águas e Energia do Porto, deu início à sessão em conjunto com as representantes da APDA: Joana Felício, Vice-Presidente, e Rita Santos, Membro da Comissão Especializada de Adaptação às Alterações Climáticas.
A SIMDOURO realizou um Workshop de Inovação, dinamizado pela empresa INOVA+, na ETA de Lever, no passado dia 27 de abril, e no qual participaram elementos das equipas da empresa e a Administração.
Os Acionistas da SIMDOURO reunidos em Assembleia-Geral, no dia 29 de março, aprovaram, por unanimidade, o Relatório e Contas de 2021 e a respetiva proposta de aplicação de resultados.
Em 2021 a SIMDOURO atingiu um volume de negócios no valor de 15,2 milhões de euros, resultado de uma gestão económica e financeira rigorosa que se traduz numa política de contenção de gastos continuada. Salienta-se, ainda, o Desvio de Recuperação de Gastos acumulado que, à semelhança de 2020, continua numa trajetória favorável atingindo agora os 12,4 milhões de euros.
O Grupo Águas de Portugal e a revista VISÃO, acabam de lançar os Prémios Verdes, destinados a premiar as pessoas individuais, empresas e organizações que mais se destacam em Portugal na área do ambiente.
Esta iniciativa visa reconhecer, divulgar e premiar as boas práticas e os exemplos de excelência que se destacam pelo contributo para o ambiente e desenvolvimento sustentável no quadro da atual emergência climática.
A SIMDOURO apresentou uma candidatura, em 2021, ao Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento (SIFIDE), que visa aumentar a competitividade das empresas apoiando o seu esforço nesta matéria.
A candidatura apresentada foi apreciada pela Agência Nacional de Inovação, S.A. (ANI), que entendeu que “as despesas apresentadas respeitam a atividades de I&D trazem novidade e avanço ao estado da arte no setor ”, dando deferimento integral à candidatura.
A SIMDOURO, consciente de que o equilíbrio entre a vida profissional, familiar e pessoal tem um grande impacto social, sendo determinante para o bem-estar dos seus trabalhadores, pautou sempre a sua conduta privilegiando o respeito mútuo, a saúde e segurança e a disponibilização dos meios para o trabalho.
O Grupo AdP – Águas de Portugal apresentou, hoje, o seu compromisso de integridade assente num modelo de governação com os mais elevados padrões éticos, na transparência, responsabilidade e na excelência das práticas de gestão pública.
A ETAR de Paço de Sousa atingiu, no passado mês de setembro, um novo recorde de autossuficiência energética com uma média mensal de 89,50% que lhe permitiu, durante vários dias, obter um custo energético negativo e uma redução significativa do custo global energético ao tratar um caudal médio de 8.000 m3/d de águas residuais provenientes dos municípios de Lousada, Paredes e Penafiel.
A SIMDOURO colaborou na realização do programa “A Vida do Óleo Velho“, do programa Linha da Frente, da RTP1, transmitido no dia 30 setembro, sobre a problemática da poluição provocada pelo descarte dos óleos alimentares usados na rede de esgotos.
A 5ª Conferência da IWA que congregou a International Conference on Water Economics, Statistics and Fincance e a International Conference on Rethinking Treatment with Asset Management, que está a decorrer no auditório do ISEP- Instituto Superior de Engenharia do Porto, entre os dias 22 e 25 de setembro de 2021, contou com o apoio da SIMDOURO.
A SIMDOURO é responsável por gerir o sistema multimunicipal de saneamento do grande Porto, garantindo a eficiência, a fiabilidade, a qualidade do serviço e o respeito pelos valores sociais e ambientais mais elevados.
Neste vídeo, apresentamos as principais concretizações da empresa em 2020 bem como os projetos futuros em prol da eficiência, da proteção do ambiente, da neutralidade energética, da economia circular e da inovação.
Os resultados do projeto COVIDETECT – Deteção e quantificação de SARS-CoV-2 em águas residuais, como alerta precoce para a disseminação do vírus na comunidade, serão apresentados amanhã, dia 13 de julho, às 14:30h, numa sessão em Live Streaming dirigida às entidades gestoras.
ETAR de Paço de Sousa, situada em Penafiel, é uma das maiores infraestruturas de tratamento de águas residuais da SIMDOURO. Esta infraestrutura, grande consumidora de energia elétrica, produz através do recurso endógeno – biogás – cerca de 80% da energia necessária para a operação da ETAR, contribuindo para a criação de valor e da sustentabilidade ambiental ao reduzir a sua pegada carbónica.
A ETAR de Campelo da SIMDOURO recebeu, no passado dia 25, a visita de um grupo de técnicos do município de Baião.
O município de Baião encontra-se, desde 2018, num processo de obtenção da Certificação do Destino Turístico, sob a égide da Global Sustainable Turism Council, de acordo com os princípios da ONU.
A sessão de apresentação dos resultados do COVIDETECT, projeto piloto que se destina à deteção, quantificação e modelação de SARS-CoV-2 em águas residuais, será realizada na próxima quarta-feira, 26 de maio.
A SIMDOURO integra a Comissão de Apoio à organização da Conferência Conjunta que congrega a 5th International Conference on Water Economics, Statistics and Fincance e a International Conference on Rethinking Treatment with Asset Management, organizadas pelos Grupos de Especialistas da IWA de Statistics & Economics e de Strategic Asset Management, e que se realizará nos dias 22 e 24 de setembro de 2021, no Porto.
O Grupo AdP – Águas de Portugal, ao qual a SIMDOURO pertence, apresentou ontem, Dia Mundial da Água, a sua estratégia de Inovação 360º numa sessão virtual que contou com a participação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática.
No Dia Mundial da Água alertamos para a importância deste recurso finito que tem vindo a sofrer com o impacto das mudanças climáticas, o aumentando da poluição e do crescimento populacional. A escassez de água é um facto incontornável, e por isso todos temos um papel a desempenhar. Faça o seu melhor no dia-a-dia para para preservar este recurso que muitas vezes tomamos como garantido.
Os Acionistas da SIMDOURO reunidos em Assembleia-Geral, no passado dia 16 de março, aprovaram, por unanimidade, o Relatório e Contas de 2020, a respetiva proposta de aplicação de resultados, bem como o Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2021.
No próximo dia 22 de março, às 22horas, é HORA DE FECHAR A TORNEIRA - H2Off.
Vamos fechar as torneiras durante uma hora, nesta data simbólica dedicada à ÁGUA, um bem essencial, que não é inesgotável!
A SIMDOURO finalizou a obra de desativação e demolição da antiga ETAR de Paredes, que estava fora de serviço desde a entrada em funcionamento da ETAR de Paço de Sousa, que se encontra inserida no sistema de saneamento construído pela SIMDOURO em 2012/2014.
A AdP VALOR é o novo instrumento empresarial do Grupo Águas de Portugal para a promoção da inovação em rede, para o desenvolvimento de novas áreas de negócio e produtos e para o reforço da resiliência, da qualidade e da eficiência das suas operações e também para apoiar o setor na resposta aos desafios ambientais.
O projeto da neutralidade energética na ETAR de Gaia Litoral assenta na realização de múltiplas tarefas que visam aumentar a produção de energia por um lado, e reduzir o consumo de energia por outro. Nesta última vertente, estabeleceu-se como objetivo reduzir o consumo total de energia elétrica de mais de 7 MWh/ano para cerca de 5 MWh/ano.
“Como em todos os Natais, e também neste tão diferente, vamos estar a trabalhar para garantir serviços essenciais ao conforto e bem-estar das nossas famílias”.
Esta é a mensagem de Boas Festas dos trabalhadores/as das diferentes empresas do Grupo Águas de Portugal, que se juntaram virtualmente a partir de vários pontos de norte a sul de Portugal e também de países como Moçambique ou Timor-Leste.
Os efeitos nefastos das alterações climáticas são cada vez mais frequentes e extremos, pelo que o tema central do Dia Mundial do Saneamento, que se comemora hoje, dia 19 de novembro, é o “Saneamento Sustentável e as Alterações Climáticas“.
A AdP - Águas de Portugal juntou-se à iniciativa “Joint Statement on the Right to Sanitation” que tem por objetivo não deixar ninguém para trás e garantir o acesso igual ao saneamento para todos no espaço da União Europeia.
O Grupo Águas de Portugal apresenta o Quadro Estratégico de Compromisso 2020-2022, no próximo dia 4 de Novembro, às 12h00, num Webinar conta com a participação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e da Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa.
A SIMDOURO tem em curso a construção de uma nova sala técnica de suporte aos sistemas operacionais da ETAR de Gaia Litoral, bem como a criação de uma nova rede comunicações de suporte a todos os equipamentos industriais desta infraestrutura.
A empreitada de execução do Intercetor de Bairros – Fornos tem como objetivo a recolha das águas residuais provenientes das populações de Fornos, Sobrado e Bairros para posterior tratamento na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Fornos, em castelo de Paiva, infraestrutura da SIMDOURO inaugurada em 2015.
A SIMDOURO participa no Aquaporto, o maior festival de água e ciência do nosso país, promovido pela empresa Águas do Porto, que se irá realizar em formato digital, a 1 de outubro, Dia Nacional da Água.
A Auditoria Externa de Certificação do Sistema de Gestão de Responsabilidade Social, que decorreu nos dias 15 e 16 de setembro último, revelou que a SIMDOURO demonstra cumprir uma das mais exigentes responsabilidades empresariais, na vertente social do desenvolvimento sustentável.
A SIMDOURO, em parceria com o i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, avança com a realização de testes serológicos aos seus colaboradores para avaliar a presença de anticorpos ao vírus SARS-CoV-2. Os testes serão realizados por uma equipa do IPATIMUP - Diagnósticos (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), na ETA de Lever, nos dias 17, 18 e 21 de setembro. |
Projeto COVIDETECT confirma a remoção de material genético do vírus SARS-CoV-2 no processo de tratamento das ETAR.
Este ano o programa Ciência Viva no Verão terá um formato diferente, devido à pandemia, uma vez que não se realizarão as habituais atividades proporcionadas por entidades terceiras, como é o caso das visitas guiadas à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Gaia Litoral, da SIMDOURO, o mesmo será protagonizado pelos Centros Ciência Viva.
Esta edição especial que destaca o projeto Circuitos Ciência Viva, cujo lema é “Deixe-se guiar pela curiosidade!”, proporciona por um programa pleno de cultura e ciência, sempre na companhia de especialistas: são mais de 200 ações, em 500 datas, por todo o país, de 15 de julho a 15 de setembro de 2020.
Todos os anos, a floresta portuguesa sofre com os incêndios, que consomem grande parte da nossa riqueza natural e têm graves consequências ecológicas e socioeconómicas. Cerca de 98% das ocorrências em Portugal Continental têm causa humana, sendo urgente uma alteração de comportamentos.
A SIMDOURO publica no seu site o Relatório e Contas e o Relatório do Governo Societário relativos ao exercício de 2019. Estes documentos foram aprovados nas Assembleias Gerais de Acionistas, respetivamente a 24 de março e a 15 de junho de 2020.
Os Acionistas da SIMDOURO reunidos no Hotel Porto Palácio, no passado dia 15 de junho, em Assembleia Geral aprovaram, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2019 e para 2020, bem como a substituição do representante da Sociedade de Revisores Oficiais de Contas da sociedade, e ratificaram a designação, por cooptação, do Eng.º Vítor Manuel Simões Dias, para o cargo de Administrador Executivo do Conselho de Administração da sociedade, decisão que havia sido tomada pelo Conselho de Administração, no passado dia 4 de maio último.
No Dia Mundial do Ambiente, este ano sob o mote #PelaNatureza, o Grupo Águas de Portugal juntou-se ao apelo da ONU para compartilhar, através da participação dos colaboradores das empresas do Grupo, a difusão de mensagens de sensibilização para a importância da biodiversidade e de todos fazermos mais pela Natureza, porque é hora da natureza.
Está concluída, com sucesso, a primeira etapa do COVIDETECT, um projeto lançado em abril passado com o objetivo de criar um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, através da análise de águas residuais, que irá contribuir para melhorar a resposta face a eventuais novos surtos da doença na comunidade.
O projeto de investigação COVIDETECT, cujo objetivo é criar um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2, através da análise de águas residuais, contribuindo para melhorar a resposta face a eventuais novos surtos da doença. Coordenado pela AdP - Águas de Portugal e considerado prioritário pelo Ministério do Ambiente e Ação Climática, este projeto irá materializar-se numa ferramenta de deteção, quantificação, caraterização e modelação do vírus através da análise em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR
Todos os dias, de norte a sul do País, 24 sobre 24 horas, continuamos no terreno, em trabalho remoto e em regime de prontidão.
Todos com um objetivo comum: que a água continue a ser fornecida de forma segura e em quantidade e que, depois de usada, esta água possa ser reutilizada ou devolvida à natureza em condições ambientalmente seguras e protegendo a saúde pública.
O Departamento de Sistemas de Informação da SIMDOURO, reforçou na semana passada a capacidade do desempenho do teletrabalho dos seus colaboradores. A medida tomada tem por objetivo dar resposta ao crescente volume de trabalho efetuado à distância, derivado das medidas adotadas a partir da entrada em vigor do Plano de Contingência no âmbito da infeção pelo novo coronavírus COVID-19.
Este ano a SIMDOURO vai assinalar o Dia Mundial da Água (22 de março) de uma forma completamente diferente do habitual, não vamos celebrar com as crianças das escolas, nem realizar ações com os nossos municípios, mas vamos continuar a garantir um serviço essencial para o bem-estar da população, o tratamento das águas residuais.
A SIMDOURO tem um Plano de Contingência no âmbito da infeção pelo novo coronavírus COVID-19, elaborado de acordo com a Orientação n.º 006/2020 de 26/02/2020, da Direção Geral da Saúde, que, em articulação com o Plano de Controlo de Emergência Geral já existente, integra medidas excecionais de gestão de risco para garantir a segurança e a fiabilidade dos nossos serviços de tratamento de águas residuais do Grande Porto.
A SIMDOURO obteve a Certificação Energética da Frota, com a classificação B, no passado mês de dezembro.
Este tipo de certificação analisa as práticas adotadas de gestão de frota em cada empresa, tendo em conta as várias vertentes como viaturas, condutores, manutenção e consumos e qualifica a eficiência energética numa escala de A+ (mais eficiente) a F (menos eficiente).
A SIMDOURO realizou, pela primeira vez, no passado dia 17 de dezembro, um simulacro com o Cenário de Derrame de Lamas na ETAR de Febros.
Este simulacro teve como objetivo testar a capacidade de reação dos colaboradores para emergências de carácter ambiental, no que se refere à análise da necessidade de contenção do derrame e uso de equipamentos de proteção individual, bem como à operacionalidade e implementação das medidas de autoproteção.
À semelhança de todas as empresas do Grupo Águas de Portugal, a SIMDOURO subscreveu a Campanha Portuguesa Anticorrupção que vem responder à Call to Action das Nações Unidas ao setor empresarial e sociedade civil. O objetivo passa por sensibilizar os Governos para o combate à corrupção e promover a integridade, a ética e a transparência junto dos seus stakeholders e da sociedade em geral.
No dia 4 de dezembro, a ETAR de Gaia Litoral recebeu a visita das Unidades de Saúde Pública (USP) dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Porto Oriental e de Espinho/Gaia.
A convite da Universidade do Minho (UM), o Técnico de Exploração, Ricardo Couto, um dos responsáveis pelo Projeto de Neutralidade Energética na ETAR de Paço de Sousa, participou como orador nas XXII Jornadas de Engenharia Biológica, organizadas pelo Núcleo de Estudos de Engenharia Biológica da UM, que decorreram nos dias 27 a 29 de novembro de 2019.
O Grupo Águas de Portugal, a EDP e a Lusíadas Saúde voltam a associar-se no projeto de solidariedade Mochilas Esperança e vão recolher material escolar para apoiar o regresso às aulas das crianças afetadas pelo ciclone que assolou este ano a província da Beira, em Moçambique.
O trabalho desenvolvido pela equipa de Exploração da SIMDOURO, na ETAR de Paço de Sousa, foi alvo da atribuição de uma distinção denominada “SInergia – Criação de Valor na Economia Circular”.
O Centro de Educação Ambiental promoveu atividades de campos de férias para os filhos dos colaboradores da Simdouro e da Águas do Douro e Paiva, durantes os dias 24 a 26 de julho, que pretenderam despertar a curiosidade das crianças para o mundo da ciência, da alimentação e nutrição.
As ETAR da SIMDOURO apresentam um consumo elevado de energia elétrica, indispensável ao funcionamento dos equipamentos eletromecânicos dos sistemas de tratamento.
Nas ETAR que possuem etapas de produção própria de energia (digestão anaeróbia e cogeração) existe potencial de aumentar a energia produzida através da co-digestão das lamas com efluentes industriais que possuam elevada carga orgânica.
A ETAR de Paço de Sousa é uma dessas instalações, tendo sido projetada para ter uma Autossuficiência Energética de 35% com a digestão anaeróbia das lamas mistas. Ou seja, para produzir 35% da energia total que necessita.
Nas férias de verão a Ciência sai à rua com centenas de ações de participação gratuita em todo o país, organizadas por centros ciência viva, instituições científicas, autarquias, empresas e associações científicas.
Neste sentido, a SIMDOURO, enquanto empresa do setor da água e do ambiente, continua a aceitar o desafio de integrar, uma vez mais, o projeto Ciência Viva no Verão 2019, um programa coordenado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e conduzido pela Rede de Centros Ciência Viva, numa lógica de reforço da proximidade com as populações e as instituições.
A SIMDOURO recebeu na ETAR de Gaia Litoral, no passado dia 13 de abril, uma visita de técnicos oriundos do Brasil, integrada no programa projeto de Benchmarking Internacional Águas & Saneamento Portugal.
Os Acionistas da SIMDOURO reunidos em Assembleia-Geral, no Complexo de Lever, no passado dia 2 de abril, aprovaram, por unanimidade, o Relatório e Contas de 2018, a respetiva proposta de aplicação de resultados, bem como o Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2019.
A SIMDOURO, a AdDP e Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis celebraram o dia Mundial da Água, na Escola Dr. José Pereira Tavares, Pinheiro da Bemposta, com a realização de oficina pedagógica- STOP às alterações climáticas! -e que teve como objetivo sensibilizar a população escolar para as questões relacionadas com o uso racional a água e alertar para os efeitos nefastos das alterações climáticas.
O projeto de Neutralidade Energética na ETAR de Gaia Litoral e os projetos de reutilização de águas residuais foram apresentados, no dia 1 de março, em cerimónia pública, presidida pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes.
O Grupo AdP – Águas de Portugal, lança a partir de hoje um novo jogo pedagógico em formato de quiz, lançado pelo com o objetivo de fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água.
Denominado AQUAQUIZ, este novo jogo pedagógico foi concebido para ser jogado por alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” acessível no endereço www.aquaquiz.pt.
A 17 de janeiro iniciaram-se, na ETAR de Gaia Litoral, os testes ao novo sistema de cogeração através do qual o biogás proveniente da digestão das lamas é transformado em eletricidade e calor. A eletricidade produzida é usada internamente na instalação e o calor usado para o aquecimento dos digestores.
A SIMDOURO recebeu o "Prémio PEPE", no decurso das IX Jornadas de Engenharia do Grupo AdP que decorreram no dia 14 de novembro, na sede da AdP, em Lisboa.
A SIMDOURO realizou, pelo segundo ano consecutivo, um evento dedicado à formação sobre comportamentos seguros, ministrada a todos os colaboradores.
A SIMDOURO participou no encontro “O Caminho da Inovação”, organizado pela empresa Águas do Tejo Atlântico, no passado dia 26 de setembro, na Fábrica de Água de Alcântara.
“Água com um Pingo de Consciência” é o mote da campanha de sensibilização que tem por objetivo promover a utilização eficiente da água através da consciencialização para o seu valor em todas as dimensões.
A SIMDOURO assinou, no passado dia 27 de agosto, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Arouca, o auto de consignação para iniciar a obra de construção do intercetor de Ortigosa, que irá permitir o tratamento das águas residuais de cerca de 650 habitantes da freguesia de Rossas e dos lugares de Barroca, Cabo, Carvoeiro, Cavada, Fontela, Matinho, Paço, Pé da Cruz, Senras e Sinja em Arouca.
A Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas da SIMDOURO, que se realizou hoje, dia 13 de julho, nas instalações do Centro de Educação Ambiental, aprovou a ratificação da eleição por cooptação do Eng.º José Luís Carneiro Machado do Vale, para o cargo de Presidente não executivo do Conselho de Administração da sociedade, por decisão do Conselho de Administração tomada no último dia 8 de junho.
A SIMDOURO integra, uma vez mais, o projeto Ciência Viva no Verão 2018, um programa coordenado pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e conduzido pela Rede de Centros Ciência Viva, numa lógica de reforço da proximidade com as populações e as instituições.
A SIMDOURO participou no programa Carbono Zero, do Canal S+, transmitido no passado dia 21 de junho, para mostrar como é efetuado o tratamento de águas residuais na ETAR de Gaia Litoral, e como este processo contribui para a melhoria da saúde pública.
Todos sabemos que a água tem muito valor. Mas quanto vale a água ao certo?
Uma boa pergunta – com muitas respostas…
A SIMDOURO apresentou plano estratégico que tem como objetivo transformar a ETAR de Gaia Litoral numa instalação neutra do ponto de vista energético em 2020.
Esta apresentação decorreu no Centro de Educação Ambiental da AdDP, no dia 8 de março, onde estiveram presentes membros do Conselho de Administração e colaboradores das empresas Águas de Portugal, Águas do Douro e Paiva, Águas do Norte, Águas do Tejo Atlântico e SIMARSUL.
O dia 22 de Fevereiro ficará marcado como o dia de arranque da nova empresa SIMDOURO, S.A..
Para celebrarmos o nosso 1.º ano de atividade selamos um compromisso com o FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto, coordenado pela Universidade Católica, para intervir em áreas florestais sob gestão das duas empresas, com o objetivo de contribuir para a expansão e manutenção do coberto florestal nativo.
As 12 empresas gestoras de sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais do Grupo AdP – Águas de Portugal, ao qual a SIMDOURO pertence, vão integrar veículos 100% elétricos na respetiva frota automóvel operacional.
Portugal enfrenta este verão uma situação de seca severa. Sendo a água um recurso essencial à vida e ao nosso bem-estar, vamos ter de poupar e reutilizar muito mais. Seja consciente, use a água racionalmente. Lembre-se que, com pequenos gestos, pode poupar milhares de litros de água que são essenciais para usar ou reutilizar para outros fins.
No passado dia 6 de abril, de 2017, a ETAR de Pedorido, em Castelo de Paiva, entrou em funcionamento, tendo começado a receber esgoto dos cerca de 1.000 habitantes da freguesia de Pedorido.
Entrou hoje em pleno funcionamento a SIMDOURO, empresa responsável pela gestão e exploração do sistema multimunicipal de saneamento do Grande Porto, mediante concessão atribuída pelo Estado Português.
Após a publicação, a 01 de fevereiro, em Diário da República do Decreto-Lei nº 16/2017, foi criado o sistema multimunicipal de saneamento do grande Porto e constituída a sociedade SIMDOURO, S.A., à qual foi atribuída a concessão da exploração e gestão do sistema multimunicipal de saneamento, que consubstancia um serviço público a exercer em regime de exclusivo.