Qui, 06 Outubro, 2022  |

SIMDOURO apresenta Plano sobre Neutralidade Energética na ETAR de Gaia Litoral

A SIMDOURO apresentou plano estratégico que tem como objetivo transformar a ETAR de Gaia Litoral numa instalação neutra do ponto de vista energético em 2020.

Esta apresentação decorreu no Centro de Educação Ambiental da AdDP, no dia 8 de março, onde estiveram presentes membros do Conselho de Administração e colaboradores das empresas Águas de Portugal, Águas do Douro e Paiva, Águas do Norte, Águas do Tejo Atlântico e SIMARSUL.

A sessão foi iniciada pelo Administrador, João Pedro Neves, que apresentou a estratégia de consumo e produção de energia da SIMDOURO, principais ações e objetivos futuros.

Seguida da apresentação das alterações ao processo da ETAR de Gaia Litoral, efetuada pelo técnico João Paulo Ramos. Nesta sequência, Eduardo Lickfold, explicou aos presentes qual o impacto que estas alterações causam no processo de manutenção da infraestrutura, relacionados com os problemas e custos históricos de manutenção do cogerador e compressores, custos do ciclo de vida na avaliação de equipamentos e novos equipamentos a instalar, bem como a evolução do consumo e produção de energia até 2020.

João Vilaça encerrou a sessão com a apresentação de uma sinopse sobre o tema no qual resumiu a situação da infraestrutura em 2017, o roadmap de implementação deste plano estratégico, os custos de investimento, bem como o tempo de retorno e respetivo acompanhamento que será efetuado através de indicadores-chave de desempenho (KPI).

Os cerca de 30 participantes puderam ainda visitar a ETA de Gaia Litoral para conhecerem in loco a infraestrutura onde o plano estratégico está a ser implementado.