Seg, 15 Agosto, 2022  |

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia é o terceiro maior concelho português, e segundo os censos 2011 tem 302 296 habitantes e continua a crescer em população.
 
O Sistema de Saneamento de Vila Nova de Gaia abrange cerca de 88% da população e é constituído por cinco subsistemas de saneamento.
 
Subsistema de Saneamento de Gaia litoral
 
O subsistema de Gaia Litoral serve a população das freguesias de Santa Marinha, Valadares, Canidelo, Madalena, Arcozelo, São Félix da Marinha, Vilar do Paraíso, Grijó, Serzedo, Gulpilhares, Perozinho, Sermonde, São Pedro da Afurada e parte de Mafamude e Canelas pertencentes ao Município de Vila Nova de Gaia. É constituído por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada na Rua Alto das Chaquedas, freguesia de Canidelo, por um sistema intercetor de diâmetros de 200 mm a 1100 mm com extensão de 81.710 m de condutas elevatórias e gravíticas e por 12 estações elevatórias (Juncal, Prego, Granja, Aguda, Espirito Santo, Canelas, Valadares, Madalena, Lavadores, Largo da Cruz, Afurada e Pedra do Couto).
 
Subsistema de Saneamento do Areinho
 
O subsistema do Areinho serve a população de quase a totalidade da freguesia de Oliveira do Douro e parte da freguesia de Mafamude pertencentes ao Município de Vila Nova de Gaia. É constituído por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada no lugar de Areinho, freguesia de Oliveira do Douro, por um sistema intercetor de diâmetros de 200 mm a 800 mm com extensão de 18.490 m de condutas elevatórias e gravíticas e por uma estação elevatória (EE do Areinho).
 
Subsistema de Saneamento de Febros
 
O subsistema de Febros serve a população das freguesias de Avintes, Olival, Pedroso, Seixezelo, Vilar de Andorinho e uma parte da freguesia de Oliveira do Douro pertencentes ao Município de Vila Nova de Gaia. É constituído por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada na freguesia de Oliveira do Douro, por um sistema intercetor de diâmetros de 100 mm a 700 mm com extensão de 32.670 m de condutas elevatórias e gravíticas, e por duas estações elevatórias (Estação Elevatória do Sifão Invertido do Emissário do Febros e Estação Elevatória do Outeiro).
 
Subsistema de Saneamento do Crestuma
 
O subsistema de Crestuma serve a população da freguesia de Crestuma pertencente ao Município de Vila Nova de Gaia. É constituído por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada no lugar da Areia, freguesia de Crestuma, por um sistema intercetor de diâmetros de 150 mm a 200 mm com extensão de 402 m de condutas elevatórias e gravíticas e por três estações elevatórias (Estação Elevatória de Fioso, Estação Elevatória de Crestuma I e Estação Elevatória de Crestuma II).
 
Subsistema de Saneamento de Lever
 
O subsistema de Lever serve a população das freguesias de Sandim e Lever pertencentes ao Município de Vila Nova de Gaia. É constituído por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada no lugar de Chêlo de Baixo, freguesia de Lever, por um sistema intercetor de diâmetros de 200 mm a 600 mm com extensão de 18.020 m de condutas elevatórias e gravíticas e por duas estações elevatórias (Estação Elevatória de Lever I e Estação Elevatória de Lever II).