Seg, 15 Agosto, 2022  |

Quem Somos

A SIMDOURO, S.A. é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, criada pelo Decreto-Lei n.º 16/2017, de 01 de fevereiro, responsável pela construção, gestão e concessão do sistema multimunicipal de saneamento do grande Porto, em regime de exclusivo e por um prazo de 50 anos.
 
A empresa tem como objetivo a recolha, tratamento e rejeição final das águas residuais urbanas, provenientes de cerca de 519 mil habitantes equivalentes, abrangendo uma área de 1300 Km², correspondendo à totalidade dos municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Vila Nova de Gaia e uma parte do município de Penafiel (bacia do rio Sousa).
 
Segundo o contrato de concessão a empresa é constituída pela Águas de Portugal, SGPS, S.A., que detém 58,52% do capital social e pelos Municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia que detêm os restantes 41,48%.

  1. 2009

    A 27 de outubro, é publicado o Decreto-Lei 312/2009 que cria a sociedade SIMDOURO, S.A. - Saneamento do Grande Porto, S.A.

  2. 2010

    A 11 de novembro, a sociedade inicia a sua atividade e é constituída pela Águas de Portugal, SGPS, S.A., que detém 51% do capital social e pelos Municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia que detêm os restantes 49%.

  3. 2015

    A 30 de junho, é criado o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, e a constituição da Águas do Norte, S.A., através do Decreto-Lei 93/2015, mediante a agregação da Águas do Douro e Paiva, S.A., da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A., da Simdouro - Saneamento do Grande Porto, S.A. e da Águas do Noroeste, S.A.

    Na mesma data é celebrado o contrato de concessão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal entre o Estado Português e a Águas do Norte, S.A., em regime de exclusivo e por um prazo de 30 anos. Por conseguinte, a Águas do Norte, S.A. inicia a sua atividade operacional nesse dia.

  4. 2016

    A 7 de novembro, a Assembleia-Geral da sociedade "Águas do Norte, S.A." deliberou dar acordo à criação do sistema multimunicipal de saneamento do Grande Porto e à constituição da respetiva entidade gestora: SIMDOURO.

  5. 2017

    1 de Fevereiro
    Através do Decreto-Lei 16/2017, de 01 de fevereiro, é constituída a SIMDOURO - Saneamento do Grande Porto, S.A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, por cisão da sociedade Águas do Norte, S.A., constituída pelo Decreto-Lei 93/2015 de 29 de maio.


    11 de Fevereiro
    Início da atividade operacional da SIMDOURO, S.A.


    22 de Fevereiro
    Realizada a Assembleia-Geral que elegeu os órgãos sociais para o triénio 2017/2019.


    22 de Fevereiro
    Celebração do contrato de concessão do sistema multimunicipal de saneamento do grande Porto entre o Estado Português e a SIMDOURO, S.A., em regime de exclusivo e por um prazo de 50 anos.