Seg, 15 Agosto, 2022  |

Arouca

O Município de Arouca ocupa uma situação de fronteira no enquadramento territorial do Centro-Norte do País, confinando com os concelhos de Castelo de Paiva, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul e Gondomar. Encontra-se dividido em 20 freguesias e tem uma população total de 22.359 habitantes (censos de 2011) e uma área total de 328 km².
 
A SIMDOURO, S.A. é responsável por todo o sistema de saneamento “em alta” no Município de Arouca que abrange cerca de 35% da população e é constituído por cinco Estações de Tratamento de Águas Residuais e um intercetor com 9,46 km de extensão.
 
O sistema “em alta” deste Município é constituído, pelos seguintes cinco subsistemas de drenagem e tratamento de águas residuais: Alvarenga, Canelas, Fermedo, Moldes, Ponte da Ribeira. Estes cinco subsistemas já se encontram totalmente executados, no entanto serão objeto de algumas intervenções de reabilitação, necessárias ao seu bom funcionamento. Foi ainda integrado o intercetor da Ponte da Ribeira, com uma extensão de 9.460 m.
 
Subsistema de Saneamento de Ponte da Ribeira
 
O subsistema de Ponte da Ribeira serve a população de parte das freguesias de Arouca, Burgo e Santa Eulália pertencentes ao concelho de Arouca. É constituído por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada no lugar de Ponte da Ribeira, freguesia de Rossas, e por um intercetor de diâmetros de 200 mm a 500 mm e 9.460m de extensão.
 
Subsistema de Saneamento de Fermedo
 
O subsistema de Fermedo serve a população de parte das freguesias de Escariz e de Fermedo pertencentes ao concelho de Arouca. É constituído apenas por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada no lugar de Orvida, freguesia de Fermedo. Esta instalação foi alvo de reabilitação tendo a SIMDOURO investido cerca de 450 000 EUR nesta empreitada.
 
Subsistema de Saneamento de Alvarenga
 
O subsistema de Alvarenga serve a população da freguesia de Alvarenga pertencente ao concelho de Arouca. É constituído apenas por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada no lugar de Alvarenga, freguesia de Alvarenga.
 
Subsistema de Saneamento de Canelas
 
O subsistema de Canelas serve a população da freguesia de Canelas pertencente ao concelho de Arouca. É constituído apenas por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada no lugar de Canelas, freguesia de Canelas.
 
Subsistema de Saneamento de Moldes
 
O subsistema de Moldes serve a população de parte da freguesia de Moldes pertencente ao concelho de Arouca. É constituído apenas por uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, localizada no lugar de Covela, freguesia de Moldes.