Thu, 18 April, 2024  |

Assembleia Geral da SIMDOURO aprova as contas do exercício de 2018

Os Acionistas da SIMDOURO reunidos em Assembleia-Geral, no Complexo de Lever, no passado dia 2 de abril, aprovaram, por unanimidade, o Relatório e Contas de 2018, a respetiva proposta de aplicação de resultados, bem como o Plano de Atividades e Orçamento (PAO) para 2019.

Os acionistas aprovaram ainda um Voto de Louvor proposto, pela Águas de Portugal, ao Conselho de Administração e restantes Órgãos Sociais da SIMDOURO.

Das contas consolidadas de 2018 destacam-se o aumento do volume de negócios no valor de 13,8 milhões de euros, valor que supera o orçamentado para este período, concluindo o exercício com um resultado líquido positivo de 1,07 milhões de euros. 

Realça-se ainda a diminuição dos gastos operacionais que, à semelhança dos anos anteriores, demonstra uma preocupação da gestão que colocou em prática medidas de contenção e otimização de recursos, que permitiram o cumprimento das orientações para o setor empresarial do estado.

Do ponto de vista operacional, destacam-se os investimentos efetuados no âmbito do Plano de Racionalização do Consumo de Energia, que visam transformar a ETAR de Gaia Litoral uma instalação neutra do ponto de vista energético até 2020.

Esta aposta na melhoria da eficiência energética valeu à SIMDOURO o "Prémio PEPE - Plano de Eficiência e Produção de Energia", alcançado nas IX Jornadas de Engenharia do Grupo AdP que decorreram no dia 14 de novembro, em Lisboa.

No que concerne a outros investimentos, realça-se a construção da travessia do Arda, da Estação Elevatória da Ranha e do Intercetor da Ortigosa que irão permitir aumentar os volumes de águas residuais recolhidos em Castelo de Paiva e em Arouca, contribuindo assim para uma melhor qualidade ambiental nesses concelhos. Foi ainda foi concretizada a reabilitação de 14 Estações Elevatórias de Vila Nova de Gaia permitindo assim a gestão do sistema de águas residuais daquele município com maior fiabilidade e segurança