Seg, 15 Agosto, 2022  |

Penafiel

O Município de Penafiel, com uma área de 212 km² e uma população total de cerca de 73 mil habitantes, distribuídos por 28 freguesias, desenvolve-se num extenso território limitado a Norte pela EN 15, a Sul pela estrada marginal do rio Douro, a EN 108, e a Nascente pelo rio Tâmega.
 
A SIMDOURO, S.A. é responsável pelo saneamento “em alta” da bacia do rio Sousa, no Município de Penafiel.
 
A solução de transporte e tratamento preconizada para a região do concelho concessionada à SIMDOURO, consiste num sistema multimunicipal que serve os concelhos de Penafiel e Paredes, e no qual serão também recolhidos os efluentes produzidos na bacia do rio Mezio, do Município de Lousada. 
 
Com a construção do subsistema de saneamento de Paço de Sousa são abrangidos cerca de 41 mil habitantes do concelho de Penafiel.
 
Subsistema de Saneamento de Paço de Sousa
 
A construção do subsistema de saneamento de Paço de Sousa permitiu o desenvolvimento das redes de drenagem e a desativação de outras infraestruturas.
 
Este subsistema é constituído por um sistema intercetor com cerca de 49 km de emissários, duas estações elevatórias e 2,5 km de condutas elevatórias, e uma Estação de Tratamento de Águas Residuais, sita na freguesia de Paço de Sousa, com capacidade para tratar o efluente de cerca de 65.000 habitantes equivalentes.
 
A execução destas infraestruturas corresponde a um investimento no valor de 17,4 milhões de euros.