Seg, 15 Agosto, 2022  |

Tratamento da Água

Na Estação de Tratamento de Água é feito o tratamento de água que chega às nossas casas e que permite obter água de boa qualidade para consumo humano. O processo de captação e tratamento efetua-se em duas linhas: as operações que constituem o processo de tratamento de água (linha líquida) e as operações que constituem o processo de tratamento de lamas produzidas nas etapas de decantação e filtração (linha sólida). 
 
Captação - A água que chega à Estação de Tratamento de Água é captada diretamente nos rios e nas albufeiras (águas superficiais) ou no subsolo (águas subterrâneas). Porém, a água captada apresenta várias impurezas/ sujidades como lamas, areias, lixos, micróbios e bactérias.
 
1. Linha Líquida - as operações que constituem o processo de tratamento de água.
Gradagem - A água captada segue pelos canais até ao primeiro processo de tratamento: a gradagem. Neste tratamento são retirados da água os lixos de maior dimensão como folhas, ramos, embalagens, etc., que ficam retidos em grades por onde a água é forçada a passar.
 
Decantação - É um processo de separação de partículas em suspensão na água. Estas partículas, sendo mais pesadas que a água, tenderão a depositar-se no fundo do decantador, clarificando a água e reduzindo em grande percentagem as impurezas.
 
Filtração - A água passa por filtros de areia ou carvão ativado, nos quais ficam retidas as pequenas partículas sólidas que ainda possam existir.
 
Desinfeção - Nesta fase é adicionada uma grande quantidade de cloro para que a água não seja contaminada durante o transporte.
 
 
2. Linha Sólida - as operações que constituem o processo de tratamento de lamas produzidas nas etapas de decantação e filtração.
 
Desidratação Mecânica de Lamas - As águas residuais resultantes de lavagem dos filtros, assim como as lamas provenientes do processo de decantação, são encaminhadas para a desidratação mecânica de lamas e transportadas para um destino final adequado.