A SIMDOURO, em parceria com a equipa, Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), do Instituto Superior de Engenharia do Porto, participou num projeto inovador recentemente destacado na prestigiada revista científica internacional Biomass & Bioenergy (Elsevier). O estudo, desenvolvido no âmbito do doutoramento de Andreia Silva, colega do laboratório da ETAR de Paço de Sousa, resultou na publicação do artigo “Valorization of by-products from the wastewater sector through anaerobic Co-digestion following the circular economy principles”.
A investigação surge num momento em que a nova Diretiva da União Europeia (DARU) 2024/3019 impõe metas ambiciosas ao setor do saneamento, como:
Soluções inovadoras testadas na ETAR de Paço de Sousa:
Estas soluções transformam desafios em oportunidades: os processos avançados de tratamento geram subprodutos valiosos que podem ser incorporados na digestão anaeróbia, aumentando a produção de biogás, que é um combustível renovável e que contribui para a autossuficiência energética e redução da dependência externa.
Com estas estratégias, a SIMDOURO comprova que está alinhada com as metas europeias para uma economia cada vez mais circular.
O artigo está disponível para leitura aqui.