A SIMDOURO concluiu a reabilitação do emissário submarino de Gaia Litoral, localizado ao largo da Praia da Madalena, num investimento que ultrapassou os 1,2 milhões de euros. A obra teve como objetivo garantir a eficiência na descarga das águas tratadas provenientes da ETAR de Gaia Litoral e assegurar a preservação da qualidade das águas costeiras, um critério determinante para a manutenção das bandeiras azuis, símbolo internacional de excelência ambiental e balnear.
Com cerca de 2,2 quilómetros de extensão e composto por um tubo cilíndrico DN800, o emissário é uma infraestrutura essencial, projetada para uma vida útil de 30 a 40 anos.
Contudo, a necessidade de manter o seu desempenho e fiabilidade obrigou a uma intervenção profunda, cujos trabalhos incluíram a limpeza e desassoreamento dos orifícios do difusor, reparação dos pórticos existentes, manutenção das boias de sinalização, instalação de ânodos sacrificiais e a reparação da tubagem existente na zona de rebentação.
De realçar que esta obra foi executada em ambiente marítimo, e ao longo de mais de um ano, sendo fortemente condicionada pelo estado do mar, que em determinadas épocas impossibilitava toda e qualquer intervenção.
A SIMDOURO orgulha-se de ter concluído a intervenção sem nenhuma ocorrência durante as sucessivas épocas balneares, e sem necessidade de interditar qualquer praia, mantendo o nível de excelência ambiental das praias do Município de Gaia.
Ao garantir a eficiência na descarga das águas tratadas provenientes da ETAR de Gaia Litoral, esta obra vem reforçar o compromisso da empresa com a proteção do litoral e a valorização sustentável do ambiente.